Olá a todos, calcadominimalista.blogspot.com é o blogue que pretende dar a conhecer a quem ainda não conhece, um tipo de calçado que cada vez mais está a ganhar adeptos.
Vamos conhecer os benefícios do calçado minimalista.

Se fizermos uma viagem até a pré-historia por exemplo, podemos constatar que o ser humano corria/andava descalço, obviamente que esta afirmação é tão óbvia como lhe dizer que ainda hoje o ser humano esta preparado para correr/andar sem calçado, apenas o fazemos calçados para ter uma protecção nos pés mas também esteticamente, fomos habituados a gostar de ter algo nos pés.
Ou seja, afinal de contas ninguém inventou nada de novo, correr/andar de forma natural, é tão simples como tirar as suas sapatilhas, e correr/andar descalço! sim, abdique das sapatilhas com super amortecimento e controlo biomecânico que tantos anos levou a desenvolver e que por tantos fabricantes em conjunto com médicos e cientistas foram estudadas.

O calçado minimalista foi desnvolvido a pensar no desportista nomeadamente na corrida, se bem que podemos tirar beneficios do calçado mínimo tambem usando no dia a dia, ajuda numa postura mais correcta, fortalece tambem a estrutura de todo o pé.

Estas são umas tradicionais sapatilhas de running, de controlo biomecânico:


Correr:

Ao correr com este tipo de calçado temos tendência em usar uma passada estilo heelStrike, que faz com que o corredor pouse primeiro o calcanhar no chão absorvendo todo impacto do corpo, que pode afectar as articulações bem como a zona lombar.
A ideia do Barefoot running é usar a parte média do pé no amortecimento da passada, isto é um processo que ocorre naturalmente assim que descalçamos os ténis, senão vejamos um video onde podemos ver um adolescente Queniano que nunca correu com ténis.

E agora neste video, podemos ver que a passada com sapatilha é totalmente diferente, neste video o corredor esta a fazer o que já falei anteriormente, Heal Strike, aterrar com o calcanhar no chão:



Podemos ver no video de cima um pico de força aplicado no chão e absorvido pelo calcanhar, perna e até coluna vertebral, esse pico não acontece nesta medição, onde o individuo corre descalço.




Para correr com protecção nos pés e parecer estar descalço já existem as Fivefingers ou se querem poupar alguns euros, podem fazer umas sandálias usando um pouco de sola fina e um cordão! note-se que qualquer coisa que tenha nos pé tira a sensibilidade, ou seja, nunca podemos comparar o calçado seja ele quaal for, ao estar descalço.

huaraches

E as Fivefingers, nesta imagem mostro uma das marcas mais conhecidas, as Vibram:

Um ponto muito importante, a adaptação convém salientar desde já que tanto a corrida descalça como a corrida com calçado minimalista, tem de ser incrementada ao seu treino, gradualmente, para não correr o risco de se lesionar.

O calçado minimalista é um calçado normal onde a preocupação esta em adicionar o mínimo de material de amortecimento assim como não alterar a mecânica natural do pé (KSO - Keep Stuff Out), para isso, este calçado deve ser leve, o formato da sua sola deve se aproximar ao máximo ao da base de um pé descalço e ao mesmo tempo deve ter flexibilidade, um outro ponto importante é a diferença de altura da sola entre a zona frontal e a zona do calcanhar, num modelo barefoot com o da Merrell (foto em baixo) essa diferença é Zero (Zero Drop)

A diferença de altura entre a parte frontal e o suporte de calcanhar é zero

Outro aspecto importante neste tipo de calçado é a ToeBox, ou seja, o compartimento onde ficam os nossos dedos, esta zona deve ter espaço suficiente para ter os dedos numa posição natural ou seja sem estarem apertados lateralmente, isto para permitir a sua expançãp.




Sem qualquer suporte ao arco plantar

Flexíveis.

 Algumas pessoas perguntam, e porque não, correr com as tradicionais sapatilhas acolchoadas! aplicando a técnica correcta??   e a resposta é sim.... e não
Ao correr com os ténis normais pode usar técnicas como o Forefoot running  ou seja aterramos primeiro com a parte frontal do pé, ou Midfoot running onde aterramos com a parte mediana do pé ou mesmo o Chi Running (técnica idêntica ao Forefoot)
A resposta é sim, pode usar a técnica de corrida Natural usando uma sapatilha "normal", mas o seu formato inadequado á técnica e o facto de ter demasiado amortecimento e pouca flexibilidade, vai fazer com que a sua técnica não seja aplicada de forma correcta, mas volto a frisar , existem pessoas que correm sem problemas com esse tipo de calçado e ninguém vai dizer-lhes que deve correr desta maneira ou daquela, pois não há ninguém melhor que nós mesmos para avaliar aquilo que é melhor para nós. 
Outra ponto a ter em conta é que ao correr-mos com sapatilhas tradicionais, alguns músculos e tendões vão estar enfraquecidos, o que vai levar a um risco maior de lesão.
Das primeiras coisas que vai notar quando começar a correr descalço, ou com calçado minimalista, é que vai sentir muitas dores musculares nos gémeos, músculo solear, tendão de aquiles, fascite plantar, entre outros pequenos músculos que compõem a complexa estrutura do pé e perna. Este uso de novos músculos é que leva a que o corredor tenha de incrementar esta nova técnica gradualmente, sem correr risco de lesão. Em contrapartida, após a adaptação, estes mesmos músculos, agora mais fortes, diminuem o risco de lesão.


Calçado Minimalista no Dia a Dia:

E não é só na corrida que o calçado nos pode afectar, para uma melhor adaptação e para tirar proveito dos beneficios do calçado mínimo o melhor será usar este tipo de calçado no dia a dia, vai ver que depois de se habituar já não consegue usar o calçado que usava anteriormente.
Ainda existe pouca escolha no mercado portugues, mas já existem muitas marcas a fabricar modelos casual minimalistas:
Lems Shoes, Merrell, Vivo Barefoot, FeelMax...
Em épocas mais quentes podem sempre usar uma sandalias (Huarache), tambem já existem inumeras marcas a fabricar este tipo de sandália:
Luna Sandals, XeroShoes, EarthRunners, Taboo, Bedrock  Sandals, Pies Sucios

Caracteristicas:
As caracteristicas devem ser as mesmas que no calçado de corrida e dependendo da finalidade devem sempre ter o minimo de protecção:

ToeBox:
Deve ter espaço para ter os dedos numa posição natural:
Diferença, o da direita mantem os dedos afunilados, isto é o que acontece na maioria do calçado.
 Foto: Thursday's Thought on Friday: 

Life's choices are rarely as simple as black and white, but in this instance, it's a no brainer...
Drop:A altura do tacão deve ser o minimo possivel, ou de preferencia não existir diferença de altura entre calcanhar e zona frontal: Zero Drop
Foto: O Drop do seu calçado implica na postura de todo corpo.
O calcanhar elevado vai fazer com que todo o corpo se mantenha numa posição errada que vai afectar a coluna, trazendo no futuro complicações.

Devem ser tambem fléxiveis :
E sem qualquer suporte plantar:



Já existem modelos bonitos é só escolher:

 





4 comentários:

  1. Anónimo12:44

    Considero que sim em Portugal.

    E o descalço sim. Pode e deve ser uma boa ferramenta de treino e adaptação natural. O feedback e leitura através da sola dos pés é muito importante.

    Ao transicionarmos de calçado de amortecimento "típico" para outro calçado continuamos a ter as sensações que precisamos "desligadas".

    O descalço não nos permite ultrapassar as nossas capacidades físicas naturais. Se o fizermos e forçamos mesmo a sabe-lo vamos-nos lesionar porque assim o queremos.

    Permite uma evolução bastante mais gradual do exercício dos pés e consciência da nossa própria forma física. Como é descrito e bem vamos começar a trabalhar uma série de musculos que não estão a funcionar de determinada forma. Vamos reactiva-los.

    E aqui sim ao sentirmos a nossa corrida conseguimos diminuir o impacto do corpo sobre o chão tornando a corrida muito mais leve. Aqui é a base importante de sentir o que estamos a fazer através dos pés.

    "Sentir e estarmos conscientes com o toque dos pés no chão." Usamos o tacto das mãos e nos pés é igual. Não estamos é habituados a faze-lo ou até esquecemos isso por questão de sociedade.

    Sentir o toque e activar a função dos pés também muda muito a nossa atenção ao meio ambiente que nos rodeia.

    E depois dessa adaptação passar ao minimalismo já com técnica de corrida "correcta" e sem exageros. Além de que o estar descalço permite muitos outros benefícios.

    Ligarmo-nos à terra, permitindo-nos relaxar o corpo aliviando tensões ou stress regularmente.

    E a leveza que se pode obter em estar descalço começa por se caminhar passando depois à corrida. E com leveza e descontração consegue-se passar às pessoas de que correr também pode e deve ser um acto divertido e leve.

    Depois depende da abertura de cada pessoa. Fazer aquilo com se sinta mais confortável possível.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu comentário João Pedro. Sim há uma grande diferença entre correr descalço e correr com calçado minimalista.
    As sapatilhas que eu possuo e com as quais gosto mais de correr são as Merrell Barefoot Road Glove, ou seja estas são as que mais se aproximam da sensação de correr descalço mas nunca é a mesma coisa, nem as FiveFingers permitem ao corredor sentir a sensação que se sente ao correr sem calçado.
    Só que temos de ter em conta alguns factores, como a adaptação, protecção(dependendo do piso) e até mesmo o preconceito.
    A minha experiência diz-me que é preferível alguma protecção no pé, principalmente se corres na montanha e quanto ao preconceito, admito que não me sinto á vontade a correr descalço na rua.
    Por estas razões considero o caminho certo o uso de calçado minimalista, sempre tendo em consideração, a transição, que deve ser gradual e respeitando sempre o nosso corpo...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Antes de mais, parabéns pelo excelente site. Encontrei poucos com tanta informação condensada e útil sobre este assunto.
    Uma sugestão para melhorar o site seria publicarem uma listagem de modelos que se podem encontrar em lojas físicas em Portugal (ou apenas uma listagem de lojas que vendam calçado minimalista). Embora se encontre tudo na internet, penso que no que toca a calçado não há nada como experimentar antes de comprar.
    Em termos de sapatilhas de corrida já se vai vendo alguma coisa nas lojas, mas em termos calçado casual minimalista é que gostaria de saber onde procurar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui, obrigado pelo elogio.
    Não tenho andado "em cima" deste blog e só agora vi o comentário.
    Gosto da tua sugestão e com tempo vou começar a Postar aqui alguns modelos que tenho visto nas lojas em Portugal.
    Com ajuda de todos podemos fazê-lo, penso que a melhor maneira é partilharem aqui : https://www.facebook.com/CalcadoMinimalista

    Mais uma vez obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar